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Edição 2023

Estamos animados em anunciar que as inscrições para o XIV Curso de Campo da Caatinga (2023) serão abertas em breve. O curso ocorrerá de 11 a 25 de setembro de 2023 e é totalmente gratuito! Não percam essa oportunidade incrível!

Esperamos ver vocês em breve!

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 24/05 – 23/06 de 2023

Serão disponibilizadas 15 vagas para o curso, sendo 10 delas reservadas preferencialmente para estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal e Biologia Animal da UFPE. As outras 5 vagas serão destinadas a estudantes de mestrado e doutorado de outras instituições, tanto nacionais quanto internacionais. No caso em que as vagas reservadas para alunos da UFPE não forem totalmente preenchidas, as vagas remanescentes serão oferecidas a alunos de outras instituições. Da mesma forma, se as vagas destinadas a estudantes de outras instituições não forem totalmente ocupadas, elas serão redistribuídas internamente.

O resultado preliminar será divulgado no dia 03/07 e o resultado final será divulgado no dia 07/07.

Objetivos:
O objetivo do curso é capacitar os alunos na identificação de questões, formulação de hipóteses, desenvolvimento de metodologias e execução de projetos em ecologia no ecossistema de Caatinga. Além disso, fornecer um arcabouço teórico e prático na análise de distribuição espacial, demografia e dinâmica populacional, bem como nas interações entre espécies e na estrutura e função de comunidades. Adicionalmente, oferecer treinamento em ferramentas e conceitos de biologia da conservação, como o status de conservação da diversidade biológica, o funcionamento do ecossistema e as principais ameaças à preservação do ecossistema da Caatinga.

Edição 2022

Após um hiato de 2 anos devido a pandemia, de 1 a 20 de agosto de 2022 realizou-se o XIII Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga, que trouxe como tema: “Importância das pesquisas ecológicas de longa duração: Reamostrando as parcelas permanentes do PELD-Catimbau”.

  Na XIII edição do ECCA ocorreu a reamostragem de 20 parcelas permanentes do PELD, onde todos os estudantes junto com os professores e monitores foram divididos em grupos para mensurar altura, diâmetro altura do solo (DAS) e realizar a identificação taxonômica de todos os indivíduos arbóreos presentes nas parcelas. A partir dos dados obtidos poderá haver a comparação com o inventário fitossociológico realizado e 2012, na implantação do PELD, e acompanhar como se desenvolveu a estrutura e dinâmica da vegetação do PARNA-Catimbau nestes 10 anos. Os resultados serão publicados em revista internacional e todos os participantes do curso serão coautores.

Após a finalização do inventário, foi a vez de dar início aos projetos orientados e individuais, onde os participantes tiveram a oportunidade de treinar habilidades relacionadas à prática científica (elaboração de hipóteses, definição de desenho amostral/experimental, coleta de dados e comunicação oral e escrita), discutindo conceitos e executando práticas relacionadas aos temas que permeiam a ecologia. Tivemos projetos que testaram teorias ecológicas clássicas, como a da biogeografia de ilhas e montagem de comunidades, projetos dedicados a investigar diversos processos ecológicos que ocorrem no cenário de perturbação antrópica, além de experimentos induzidos compreendendo diversos grupos biológicos.

 A XIII edição do ECCA contou com a participação e orientação dos organizadores do curso, Profa. Dra. Inara Leal, Prof. Dr. Marcelo Tabarelli e Prof. Dr. Felipe Melo, além da participação do Prof. Dr. Helder Araújo, da UFPB, Prof. Fr. Rodrigo Carmo da UFRPE e Aldrin Perez do INSA. O curso contou com a monitoria dos doutorandos do PPGBV-UFPE MSc. Adrielle Leal, MSc. David Santos, MSc. Lígia A. F. Vieira e MSc. Renato Vanderlei e com a participação de 19 alunos de diversas instituições de ensino de todo o Brasil, tais como: INPA, UEFS, UERJ, UFMS, MPEG, UFAL, além da UFPE e UFRPE.

Edição 2019

O Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga (ECCA) continua se destacando dentre os cursos de campo no Brasil quanto a formação de recursos humanos nas áreas de Ecologia e Conservação. Em 2019, o XII ECCA ocorreu entre os dias 3 e 17 de junho, no Parque Nacional do Catimbau. O curso é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (PPGBV-UFPE –  e, este ano, teve como tema “Perturbações antrópicas e resiliência da Caatinga”.

O curso já atuou na formação de mais de 70 alunos de diversas universidades e nacionalidades, cujos trabalhos constam em seis livros já publicados com os resultados dos projetos desenvolvidos nos cursos (sétimos e o oitavo livros estão em fase final de preparação). O curso também já contou com participação de diversos pesquisadores renomados, de universidades nacionais e internacionais.

Dinâmica e objetivos do XII ECCA

O curso abrange diversas atividades acadêmicas, divididas em aulas expositivas sobre temas diversos em ecologia e conservação de biodiversidade, além do desenho, execução e exposição de projetos em grupo com potenciais aplicações para restauração florestal. Assim, os participantes tiveram a oportunidade de treinar habilidades relacionadas à prática científica (elaboração de hipóteses, definição de desenho amostral/experimental, coleta de dados e comunicação oral e escrita), discutindo conceitos e executando práticas emergentes da restauração ecológica aplicadas a florestas secas como a Caatinga. 

Neste ano, tivemos 14 participantes de diversas partes do Brasil, realizando projetos dedicados a investigar diversos processos ecológicos que ocorrem no cenário de perturbação antrópica. Dentre os projetos, houve acompanhamento de atividades-piloto realizadas no ano anterior do curso no intuito de encontrar alternativas viáveis para a restauração da Caatinga. Ainda tivemos projetos que testaram teorias ecológicas clássicas, como a da biogeografia de ilhas e montagem de comunidades, além de experimentos induzidos sobre predação, competição, alelopatia, forrageamento e herbivoria, compreendendo diversos grupos biológicos.

A XII edição do ECCA contou com a participação e orientação dos organizadores do curso, Profa. Dra. Inara Leal e Prof. Dr. Marcelo Tabarelli, além da participação do Dr. Victor Arroyo-Rodríguez, da Universidade Autónoma do México (UNAM), além da monitoria dos doutorandos do PPGBV-UFPE Haymée de Alencar, Renato Vanderlei e Silvia Caroline. O livro correspondente a esta edição do curso será lançado em breve, contendo mais de 20 projetos desenvolvidos durante o curso deste ano.

Edição 2018

O Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga (ECCA) vem se destacando a cada ano na formação de recursos humanos nas áreas de Ecologia e Conservação. Em 2018, o XI ECCA ocorreu de 6 a 20 de maio, no Parque Nacional do Catimbau. O curso é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (PPGBV-UFPE – http://www.ppgbv.com.br/) e este ano será voltado ao “Ecologia da Restauração da Caatinga”.

Dinâmica e objetivos do XI ECCA

A dinâmica do curso compreendeu aulas expositivas sobre temas diversos em ecologia e conservação de biodiversidade, além do desenho, execução e exposição de projetos em grupo com potenciais aplicações para restauração florestal. Assim, os participantes tiveram a oportunidade de treinar habilidades relacionadas à prática científica (elaboração de hipóteses, definição de desenho amostral/experimental, coleta de dados e comunicação oral e escrita), discutindo conceitos e executando práticas emergentes da restauração ecológica aplicadas a florestas secas como a Caatinga. 

A Caatinga já contou com seis edições de um curso de campo organizado pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, auxiliando na formação de mais de 60 alunos de diversas universidades, cujos trabalhos constam em quatro livros já publicados com os resultados dos projetos desenvolvidos nos cursos (o quinto e sexto livros estão em fase final de preparação). 

Durante o curso, também foram realizadas algumas atividades piloto para o projeto de restauração da Caatinga que será realizado no Parque Nacional do Catimbau. O projeto, que é uma parceria dos professores Felipe Melo (UFPE) e da professora Gislene Ganade (UFRN), também conta com a colaboração dos professores Marcelo Tabarelli e Inara Leal, e visa a aplicação de recentes achados científicos do grupo de ecologia de Natal-RN sobre técnicas para aumentar a sobrevivência de plantas transplantadas para áreas de restauração na Caatinga. 

As atividades realizadas contaram também com a participação do professor Geraldo Wilson Fernandes (UFMG), professor convidado do curso, do colaborador Pieter Vranckx e dos alunos participantes do curso. Foi uma excelente oportunidade para os alunos terem a experiência de participar da aplicação das técnicas e discutir sobre essa abordagem. 

Para mais informações, visite o site do grupo de pesquisa da professora Gislene Ganade.

Edição 2017

Os cursos de campo em ecologia e conservação são uma ferramenta adotada há muitos anos por todo o mundo por serem reconhecidamente a melhor maneira de formar ecólogos, biólogos da conservação e gestores de recursos naturais ‘in loco’. Alguns dos mais reconhecidos são oferecidos pela Organização para Estudos Tropicais – OTS, na Costa Rica e Peru (http://www.ots.ac.cr/ ). Esses cursos consistem no treinamento intensivo de alunos em conceitos e ferramentas de ecologia e conservação da biodiversidade. No Brasil, alguns desses cursos já estão consolidados e existem há quase 20 anos como como é o caso do curso Ecologia da Floresta Amazônica (https://sites.google.com/site/ecologiadaflorestamazonica/home) oferecido pelo Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Outros, como o curso de campo Ecologia do Pantanal, já é oferecido ininterruptamente há mais de 10 anos (http://www.dbi.ufms.br/ecopan/index.htm).

A Caatinga já contou com seis edições de um curso de campo organizado pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, auxiliando na formação de mais de 60 alunos de diversas universidades, cujos trabalhos constam em quatro livros já publicados com os resultados dos projetos desenvolvidos nos cursos (o quinto e sexto livros estão em fase final de preparação). 

Objetivos

Proporcionar ao aluno capacidade para identificar questões, formular hipóteses, desenvolver metodologias e executar projetos em ecologia no ecossistema de Caatinga. Fornecer arcabouço teórico e experiência prática na análise de distribuição espacial, demografia e dinâmica populacional, bem como interações entre espécies, estrutura e função de comunidades. Ainda, oferecer treinamento em ferramentas e conceitos de biologia da conservação tais como: status de conservação da diversidade biológica, funcionamento do ecossistema e principais ameaças ao ecossistema Caatinga.

Mais detalhes em: https://sites.google.com/site/cursocaatinga/home

Quais as implicações para a sustentabilidade do semiárido em um cenário de perturbações antrópicas e mudanças climáticas