peldcatimbau

Sobre nós

O projeto tem como objetivo examinar como a atividade humana e mudanças climáticas afetam o ecossistema da Caatinga, em diferentes níveis de organização biológica (i.e., de populações ao nível de ecossistema), tendo como referência teórica algumas macrotendências já documentadas nos trópicos.

Para alcançar este objetivo geral, são propostos sete objetivos específicos, os quais constituem os módulos de execução do projeto:

1) Padrões de diversidade das comunidades; 2) Processos estruturadores das comunidades; 3) Interações planta-animal; 4) Ciclagem de nutrientes; 5) Regeneração natural e restauração florestal; 6) Sistema de informação geográfica; 7) Capacitação e transferência de informação.

O projeto está sendo desenvolvido no Parque Nacional do Catimbau, um polígono de ca. 62.300 ha, e uma das mais importantes unidades de conservação da caatinga. O PARNA Catimbau apresenta vocação para estudos ecológicos de longa duração e, assim, para tornar-se um Sítio PELD, pois: reúne um patrimônio biológico; arqueológico e paisagístico de valor inestimável; abriga áreas com diferentes históricos de uso do solo e de pressão antrópica sobre a vegetação de caatinga; existem iniciativas de pesquisa e formação de recursos humanos já em curso, e a gestão da unidade, logística e infra-estrutura são favoráveis às iniciativas de longa duração.

Rede ILTER

O PELD Catimbau também faz parte da rede ILTER (International Long Term Ecological Research) de projetos ecológicos de longa duração e se junta a vários outros projetos desenvolvidos pelo mundo. Para acessar a página do PELD Catimbau na plataforma DEIMS do ILTER, acesse aqui.

Local de Pesquisa

Criado em 22 de agosto de 2002, o Parque Nacional do Catimbau está localizado no estado de Pernambuco, e tem o objetivo de preservação os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Além disso, o parque é marcado por lindas belezas naturais, com várias espécies de plantas, árvores e flores espetaculares compondo um visual único em sua flora, tudo dentro de uma área de 62.300 hectares.O parque abrange os municípios de Buíque (PE), Ibimirim (PE), Sertânia (PE) e Tupanatinga (PE). Existem grandes atrações no Parque Nacional do Catimbau, dentre elas destacam-se a abundância de inscrições rupestres e a grande beleza cênica dos paredões de arenito e das formações rochosas esculpidas pela ação erosiva do vento.