peldcatimbau

Aniversário do Parque Nacional do Catimbau

No dia 14 de dezembro, celebramos o aniversário do Parque Nacional do Catimbau de um jeito muito especial!

Aproveitamos o passeio de bicicleta do 2º Ecociclo Turismo, organizado pelo @aconturc.oficial, realizado em comemoração ao aniversário do parque, para desenvolver ações de comunicação pública da ciência. O percurso saiu da Vila do Catimbau em direção ao Chapadão, onde realizamos as atividades em meio a um grande público, reunindo centenas de pessoas, entre ciclistas e turistas que participavam da celebração. Levar ciência para perto das pessoas, diretamente no campo, reforça a importância da conservação e da valorização da Caatinga — um bioma diverso e cheio de histórias.

Com mais de 62 mil hectares entre os municípios de Buíque, Ibimirim, e Tupanatinga (PE), o Parque Nacional do Catimbau, criado em 2002, é um verdadeiro tesouro natural e cultural, reunindo formações impressionantes de arenito, rica flora e importantes sítios arqueológicos. Nesse contexto, o PELD Catimbau e o PPBio RABECA desenvolvem pesquisas de longo prazo que contribuem para compreender a biodiversidade, os processos ecológicos, os serviços ecossistêmicos e os desafios de conservação da Caatinga. Para marcar essa data, também realizamos o plantio de mudas de espécies nativas na entrada do santuário incluindo espécies como Mulungu (Erythrina velutina), Mororó (Bauhinia cheilantha) e Angico (Anadenanthera colubrina).

SBPC na Várzea: “Biodiversidade da Caatinga sob os olhares de sua gente”

PELD Catimbau e o PPBio RABECA participaram da Mostra Oceânica, ação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFPE, levando para a Praça da Várzea um pouco da Caatinga em meio ao oceano de ciência. Com o tema “Biodiversidade da Caatinga sob os olhares de sua gente”, coordenado pela professora Carla, compartilhamos saberes, histórias e experiências que conectam ciência, território e pessoas, mostrando que cuidar do planeta também passa por valorizar nossos ecossistemas e quem vive neles.

Ação na Aldeia Pipipã em Floresta (PE)

PELD Catimbau e PPBio Rabeca estiveram presentes em uma ação muito especial da SNCT orquestrada pelo programa Cecine pelas Cidades, na Escola Indígena Pipipã, em Floresta (PE). Foi um momento especial de troca e aproximação onde os estudantes representaram seus projetos compartilhando conhecimentos e aprendendo com a sabedoria do povo Pipipã.

Participação no Simpósio de Mirmecologia

Presença do estande do Peld Catimbau e PPbio Rabeca no simpósio, onde tivemos conatato com diversos públicos inclusive internacional. Além de nossos produtos de popularização e brindes no estande durante a semana do evento, houve pôsteres e mesa-redonda sobre o uso de formigas em pesquisas de longa duração fruto de trabalhos de pesquisadoras/es do PELD Catimbau. Também participamos da atividade especialCiência para todo mundoação de comunicação no Parque Dois Irmãos.

22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (UFPE)

PELD Catimbau marcou presença na semana de ciência e tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco com atividades interativas e conversas sobre biodiversidade da Caatinga.

Além dos produtos de popularização do Peld e Rabeca, foram muitos alunos da própria universidade de vários cursos diferentes além da presença de alunos de escolas públicas do Recife. Houve muita conversa, troca de saberes e dinâmicas interativas com o público de estudantes.

Dia das Crianças no Catimbau

Participação no evento de dia das crianças do Vale do Catimbau

Com atividades lúdicas incluindo brincadeiras, jogos, brindes, produtos de popularização do PELD, RABECA e LIPA sobre biodiversidade da Caatinga. A ação contou com muitas parcerias, além da associação dos guias do Catimbau que colocaram pra frente esse evento, houve muita ajuda das comunidades locais do Catimbau, além de patrocínios, também pesquisadoras e pesquisadores da UFPE marcaram presença.

SBPC Jovem na UFRPE

PELD Catimbau marcou presença na SBPC 2025 no estande do PELDCom.

Durante a semana, exibimos produtos de popularização do PELD e RABECA, interagimos com visitantes e realizamos atividades lúdicas e de divulgação científica, incluindo jogos e conversas com públicos diversos.