A pesquisadora do Peld catimbau Jakelyne Suelen Bezerra de Sousa foi comptemplada com uma bolsa de pesquisa ofertada pela Rufford Foundation, uma fundação responsável por apoiar diversos projetos voltados para a conservação ambiental pelo mundo. Tal bolsa é bastante concorrida entre os pesquisadores, o que aumenta a importância dessa conquista para o desenvolvimentos de pesquisas na Caatinga.
O projeto da pesquisadora Jakelyne é intitulado “Agricultura de Corte e Queima e Resiliência da Floresta Seca da Caatinga: Implicações para a Sustentabilidade Socioecológica” e tem como principais objetivos compreender o efeito da agricultura de corte e queima na regeneração florestal, avaliando o banco de sementes, a chuva de sementes e a rebrota. Em particular, compreender como a agricultura de corte e queima afeta a regeneração da floresta (ou seja, resiliência) e a persistência de povoamentos de floresta secundária é fundamental para a conservação da biodiversidade. Esse conhecimento também é necessário para melhorar a prestação de serviços ecossistêmicos importantes, como biomassa acima do solo e fertilidade do solo; serviços essenciais para garantir a sustentabilidade da agricultura de corte e queima e o bem-estar das populações locais. A produtividade do ecossistema e da agricultura depende da regeneração da floresta, por isso é essencial entender os impulsionadores desse processo.
Em breve teremos os resultados que possam elucidar melhor esses processos e estaremos divulgando por aqui, por enquanto parabenizamos a pesquisadora e toda a sua equipe e orgulhosos pela contribuição de mais conhecimentos sobre a nossa tão amada Caatinga.